10 dicas para você abrir sua própria produtora de eventos

10 dicas para você abrir sua própria produtora de eventos

Você está naquela fase da vida em que optou por parar de trabalhar para os outros e quer montar o seu próprio negócio? Ou melhor, decidiu abrir a sua própria produtora de eventos! Saiba que esta é uma ótima ideia porque o mercado está precisando de gente qualificada com ideias inovadoras.

Além de um CNPJ e toda a burocracia envolvida para oficializar a abertura da empresa, começar os trabalhos traz as peculiaridades do ramo. Para você não se perder, preparamos um guia básico com 10 dicas para abrir a sua produtora de eventos e se destaque no mercado.

Estude o seu nicho de atuação

Antes de abrir a produtora de eventos, faça uma pesquisa de mercado. A sua cidade ou região está carente de bons eventos? Existe demanda para quais tipos de eventos? O que pode ser melhorado na produção dos eventos locais? Você tem uma ideia inovadora? Como você poderá lucrar? Todas essas perguntas têm respostas bastante relevantes para você definir como atuará. Além disso, lembre-se de que eventos não são apenas festas, incluem também congressosshows, seminários, esportes,  e vários outros. Uma ótima dica é procurar saber qual tipo de evento precisa ser melhor explorado em sua região e se especializar nisso.

Outro ponto crucial é não ignorar os seus concorrentes. Da mesma forma que você possui pontos fracos e pontos fortes, as empresas concorrentes também os têm. A dica aqui é se espelhar no que elas têm de melhor e estudar as falhas para não repeti-las em seu negócio.

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Seja especialista em eventos

Para ser um produtor e até para abrir a própria empresa, é preciso ter competência! Conhecer um pouco de tudo: administração, comunicação, marketing, é essencial… Procure ler sobre o tema, fazer cursos, buscar informações inerentes à produção de eventos. Conhecimento e criatividade são mais importantes do que experiência e para se dar bem na área de produção o importante é inovar!

Faça um planejamento financeiro

Coloque as contas na ponta do lápis e faça uma reserva. Faça um orçamento criterioso. Começar um negócio sem ter uma grana guardada é um risco alto. Você deve estar preparado para imprevistos e também saber que o início é a estruturação do processo: destaque e lucros virão com o tempo. Economistas recomendam que você tenha uma reserva que consiga cobrir seus gastos, caso a empresa fique até três meses sem lucro.

Seja organizado em cada um dos passos do planejamento, utilizando planilhas para ajudar.

Encontre bons consultores

Se você não entende nada sobre documentação necessária, nem contrato social, a melhor coisa a se fazer é contratar um advogado. É ele quem vai te auxiliar na hora de preparar a papelada, além de te instruir nas questões de direitos e deveres que a sua empresa terá que cumprir. Um contador também será útil quando o assunto for parte financeira.

Use a internet a seu favor

Faça com que as pessoas conheçam a sua marca. Crie um site e divulgue o seu trabalho para o público. O importante é expor as informações sobre seu trabalho, contatos e portfólio (a medida em que for fazendo eventos). Também é importante saber divulgar suas produções. Para tal, utilize as redes sociais e a venda antecipada de ingressos online.

#DicaSympla: Além de usar a internet para divulgar, milhares de produtores utilizam de plataformas online para gerenciar eventos com mais facilidade. Clique aqui para conhecer todas as ferramentas para gerir seus eventos online com a Sympla.

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Determine a sua meta e seus objetivos

Aonde você pretende chegar? Uma empresa não consegue progredir quando não tem metas e objetivos bem definidos. Coloque isso no papel e estude as possíveis lacunas que ficarem abertas. Não se deixe abater pelos primeiros empecilhos que surgirem. O verdadeiro empreendedor é aquele que enxerga uma solução aonde todo mundo só vê problema.

Conheça os valores

Depois, é hora de pesquisar os valores, isso inclui desde seus gastos com a empresa, as produções e lucros estimados. Quanto você poderá cobrar pela organização da produção? O que seus serviços incluirão? É importante entender sobre finanças nesse momento, desde precificação de ingressos, custos de produção até captação de patrocínio. Não se esqueça que o lucro por evento deverá ser dividido entre seus funcionários. Portanto, defina, quanto você obterá a cada evento e como pagará seu time interno.

Invista na equipe

Antes de pensar em oferecer os seus serviços é preciso investir na sua equipe, do momento de contratação até a rotina de trabalho. Ofereça treinamento de qualidade aos seus funcionários (tanto internos quanto terceirizados, se julgar necessário) para que realizem um bom trabalho e demonstrem a identidade da empresa em cada ação. Se nem os seus funcionários souberem direito o que a sua empresa oferece e como agir, será mais difícil fechar um negócio ou trabalhar mais de uma vez com um mesmo cliente.

#DicaSympla: Staff para eventos: como montar seu drem team

Tenha bons fornecedores 

Ao ingressar na área, é importante ter contato com uma lista de fornecedores. Faça um check-list com o telefone de iluminadores, arquitetos, marceneiros, montadores de palcos, buffets, fornecedores de bebida, cinegrafistas, fotógrafos, assessores, equipes de limpeza e de segurança. Enfim, todo e qualquer  tipo de serviço ou equipamento que você precisará para montar o seu evento. 

#DicaSympla: Fornecedores: Tudo que você precisa saber sobre eles

Faça networking

Começar a produzir eventos está diretamente relacionado a conhecer demais produtores, patrocinadores, assessorias de artistas, fornecedores, boas equipes de trabalho, dentre outros contatos. Portanto, estar à frente de uma produtora de eventos demanda que você seja um bom comunicador, saiba trocar ideias com gente do mesmo ramo, seja simpático, saiba realmente vender o peixe. Ir a workshops e fazer parcerias ajuda bastante a aumentar sua rede de contatos.

Pronto para abrir sua produtora de eventos? Corra atrás da papelada, monte uma equipe nota dez, faça contatos, conheça bem a sua área. Seguindo estas dicas você vai não somente abrir uma produtora, como também fazer muito sucesso!

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  • Wagner Clerk

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  • Alexandra

    Boa tarde!
    Sou da área de planejamento industrial e atualmente faço trabalho com gerenciamento de projetos, no qual sou responsável pelo núcleo de eventos.
    Atualmente em busca de recolocação e levantando possibilidade como PJ.
    Não possuo capital para investimento, mas penso em montar um plano, para iniciar o trabalho em casa.
    O que vocês avaliam como ponto critico neste momento?

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